7.3.07

Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica do Governo Civil de Castelo Branco

O Núcleo de Atendimento está preparado para atender, acompanhar, apoiar psicossocialmente e reencaminhar todas as pessoas que se encontram em situação de violência doméstica. O principal objectivo do Núcleo é actuar junto das pessoas que sofrem de maus-tratos com a finalidade de as ajudar a romper com o ciclo de violência de que são vítimas. Para isso, procuramos promover a sua reintegração na sociedade, garantir a sua protecção contra a violência e apoiar e tratar as sequelas que são consequências dos maus-tratos continuados. Procuramos, também, facilitar o acesso destas pessoas aos recursos existentes na sociedade que lhes permitam aceder a modos de vida independentes.

O primeiro passo, e o mais difícil, na resolução de um problema como o da violência doméstica, é procurar ajuda. Sentimentos de vergonha, medo, carência económica e dúvidas sobre qual a decisão que menos prejudica os filhos, levam muitas mulheres e homens, a adiar uma tomada de posição que acabe com o pesadelo.

Quem decidir pôr fim à situação de violência em que se encontra, pode pedir apoio ao Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica para que seja dado o devido encaminhamento, tendo em conta as características da situação apresentada. A técnica responsável pelo acompanhamento do processo, após ter recolhido a informação necessária, desenvolve, conjuntamente com a vítima, um plano de intervenção, que será articulado com as várias parcerias locais.

Todos os serviços prestados pelo Núcleo de Atendimento são confidenciais e gratuitos.

Sem comentários: